Conhece o Marketing Verde ou Green Marketing?

Conceito

Nas últimas décadas a humanidade começou a refletir sobre o impacto ambiental que milhares de anos do progresso industrial e social desencadearam. A escassez de recursos naturais e a imensa quantidade de lixo despertaram a atenção para a responsabilidade ambiental, em todas as áreas desde o uso consciente da água até o movimento de preservação do meio ambiente.

Nesse cenário nasceu o marketing ambiental, também chamado de marketing ecológico e marketing verde. Existem algumas teorias da sua criação, a mais citada refere-se ao início da década de 70 em que começou a crescer o movimento ambientalista com a criação de organizações não-governamentais (ONGs) como a WWF e o Greenpeace. Essas organizações, cada uma com sua ideologia e proposta, têm em comum a estreita relação com a imprensa e o objetivo de preservar o meio ambiente e a saúde de todos que nele estão inseridos.

Nessa mesma década, a AMA (American Marketing Association) realizou um workshop com a intenção de discutir o impacto do marketing sobre o meio ambiente. Após esse evento o marketing ambiental foi assim definido: “O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.”.

O marketing ambiental nasce como uma ferramenta de apoio e controle, desde o processo de desenvolvimento, produção, entrega, até o descarte do produto, buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e sugerindo aos seus demais relacionados a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental.

A cadeia produtiva ecologicamente responsável

O marketing ambiental surgiu como uma resposta que empresas e outras entidades dão à sociedade que lhes cobra responsabilidade ambiental pelos seus processos de produção.

O governo tem sua função como criador da legislação e aplicador de sanções aos infratores. Já as ONGs, com o seu poder de influência e mídia, são os fiscalizadores e investigadores do cliente. Elas, junto com a comunidade, têm a função de conscientizar o consumidor final sobre as empresas e seus produtos no mercado.

Nosso papel

O marketing ambiental tem sua aplicação eficaz se integrado às ações de demais tipos de marketing como, por exemplo, o marketing de relacionamento e o marketing social. A sua comunicação deve ser ao mesmo tempo dirigida e de massa, as ONGs têm o seu devido papel no sucesso da propagação do marketing ambiental. Elas foram verdadeiras incentivadoras e fiscalizadoras das práticas empresariais, ganharam notoriedade e junto a isso o respeito dos consumidores.

As empresas que aplicam a gestão ambiental têm em contrapartida com seus deveres alguns benefícios, como a facilidade de crédito junto aos governos. A atitude pró-ativa deixa de ser apenas uma estratégia preventiva para constituir-se em vantagem competitiva. O fator preço tem peso menor que o reforço da imagem institucional quando se quer marcas identificadas com o respeito ao meio ambiente. Esse talvez seja o grande desafio do marketing ambiental, orientar os hábitos de consumo da sociedade que atualmente é o de melhor custo/benefício que um produto possa trazer para o comprador imediatamente para o custo/benefício que esse produto pode trazer em longo prazo, tanto para ele como para o seu futuro na Terra.

O grupo Agro Foryan tem uma responsabilidade com o meio ambiente e auxilia as empresas com suas estratégias a alcançarem seus objetivos de maneira transparente e sustentável.